sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Tangará da Serra e seu decadente setor terciário

Mesmo tendo um pouco de conhecimento sobre economia, posso afirmar que dentre os três setores econômicos existentes, o terciário (setor comercial, varejista ou de venda de produtos e serviços) é o setor que permite a mensuração do desenvolvimento de um país, estado ou município, pois quanto mais próspera e desenvolvida for uma região, mais forte é a presença desse setor, sendo marcante e relevante para a população tendo também grande influência no processo político. Porém em Tangará da Serra não podemos perceber esse desenvolvimento do setor, grande parte das empresas que o compõe estão inertes quanto ao exercício de sua função e do peso que ela exerce na economia da cidade. Ao realizar compras no centro da cidade, eu pude perceber o quão decadente e desleixado está o nosso comércio. Há falta de produtos, o que gera perda de vendas, há pessoas que se dizem profissional ou consultor em vendas e que ocupam o salão de vendas das lojas com uma má vontade para atender e satisfazer as necessidades do cliente, deixando de fidelizar clientes e afetando (negativamente) a receita da empresa onde trabalha, há também aqueles que se dizem gerentes ou gestores empresariais que não tem a mínima noção para controlar, gerir, planejar, organizar e principalmente liderar uma estratégia empresarial e assim desenvolver e aplicar suas atividades dentro do comércio tangaraense. Com isso as empresas perdem oportunidades de aumentar as vendas, consequentemente aumentar os lucros e assim deixam de gerar impostos (que são convertidos em benefícios para a sociedade) e investimentos para ampliação do negócio e diversificação da atividade empresarial, o que fortaleceria ainda mais a economia da cidade, despontando-a como uma das principais economias dentro do estado.  
Como acadêmico do curso de administração, não deixo de me preocupar com os demais setores, porém me preocupo e me atento especialmente ao setor terciário, pois inserido nesse contexto que inicializei de minha vida profissional, e foi nessa cidade que comecei minha carreira, então não posso me dar ao luxo de ignorar a atual situação do comércio em Tangará da Serra. Porém não deixo de ficar indignado com um fato relevante. Sou acadêmico na UNEMAT e essa mesma instituição desde 1992 vem formando profissionais (bacharéis) em administração, então fico me perguntando, onde estará esses profissionais que até o presente momento não colocou em prática toda teoria conhecida na universidade?  Em quem devemos colocar a culpa, nos professores, na instituição de ensino ou nos acadêmicos?
Sem dúvida, creio que a problemática em Tangará se deve àqueles que se formaram e saíram no mercado permitindo o declínio do comércio, pois a instituição permite e disponibiliza o espaço para a disseminação e geração do conhecimento e os professores estão sempre dispostos a “mostrar o caminho” para os acadêmicos, então cabe a nós que estamos no processo de conclusão do curso “sugar” o que a instituição(seja ela pública ou privada) e os professores podem nos oferecer, pois a atual situação geral do comércio em Tangará da Serra atrelado a má administração pública está afetando diretamente a economia da cidade, deixando de atrair novos investimentos e impedindo o crescimentos dos demais setores na cidade.

2 comentários:

  1. O que é isso Isaac, agora comentarista político e de economia...... que moral......kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Olá Issac...parabéns pela iniciativa...enquanto professara no curso q vc faz nesse campus, orgulho-me qdo os cidadãos q formamos ou estamos formando são capazes de fazer reflexões desse tipo e principalmente sabem reconheçer nosso trabalho, temos sim, mto a oferecer, no entanto nem todos sabem aproveitar essa oportunidade; quem souber fazer isso, fará a difença. Tenho mto orgulho de relatar casos de alunos nossos q são destaques. Mesmo sem lhe conhecer, acredito q vc estará no seleto grupo dos que fazem e farão a diferença. Coloque-me a disposição em nome da universidade para fazermos diferença...Sucesso!!!

    ResponderExcluir